Como é escrever para jovens leitores?

Encantar, emocionar e motivar.

Amo descrever cenários, trazer sinestesia a cada frase e deixar residuais. Escrever para jovens leitores é envolver. Cada vez que um leitor se encantar com a transformação de um protagonista, sei que meu propósito foi alcançado.

Estamos diante de infinitas possibilidades que se desdobram a cada escolha. Isso inclui a escolha dos pensamentos.

Só resta você me dizer o que quer ouvir: um sim, um talvez, ou apenas uma música que combine com a cena.

Nem tudo é romance.

Contos são divertidos de escrever. São desprendidos e mais despretenciosos. Se quer algo rápido, pura distração, aí vai umas sugestões...


A CASA DAS VINTE MILHAS

Em um futuro ainda não previsto, as tempestades solares surpreendem os habitantes da terra com frequência. E tornam complicada a situação de Asthur que tem que socorrer Helenor durante o caos costumeiro que o fenômeno causa. Nada de eletrônico funciona. O que o obriga a procurar a casa das vinte milhas solares – um ponto de dobra do universo - para levar sua amada de volta ao planeta de origem para tentar salvá-la. Contudo, o destino, ou melhor, as probabilidades apresentam uma combinação inesperada de fatores.

VELUDO PÚRPURA

“Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?” perguntaria Confúcio talvez ao final desse conto. Afinal, o que conta para o amor? Idade, vivência, experiência? Em uma narrativa entre devaneio e despejar de palavras o amor vence o tempo, ultrapassa a falta de tempo e ainda assim não é compreendido por quem viveu pouco tempo.

PLIX TERRA NEGRA

Imagine um lugar mergulhado no lodo, vagamente iluminado e que a cada pouco sofre inundações. Você não conhece nada sobre ele, só recebeu instruções para que possa ter alguma chance de sobreviver à missão. Isso é o PLIX TERRA NEGRA de Virkadaz. Uma angustiante aventura marcada pela aproximação da luz de um farol.

O CORPO DE HITLER

O fracasso da Operação Barbarossa se tornou ponto de virada na sorte do Terceiro Reich, mas o que ocasionou o atraso no ataque a Moscou? Conheça Fredek, um soldado soviético infiltrado que promove essa reviravolta num enredo especulativo. Um conto ficcional que leva o leitor para dentro do Führerbunker.

BREU NO BREJO

Em um só fôlego de leitura, você irá perder o fôlego de rir. Surpreenda-se com as peripécias de um grupo de adolescentes que resolve importunar a morte de uma vaca por falta do que fazer. Breu no Brejo é uma anedota envolvente e divertida dos tempos que vacas iam para o brejo literalmente.